A IMPORTÂNCIA DO SEU PÉ NA SUA QUALIDADE DE VIDA

nov

A IMPORTÂNCIA DO SEU PÉ NA SUA QUALIDADE DE VIDA

Por: Ana Etz

Precisamos compreender que: A FORMA COMO DISTRIBUIMOS | ABSORVEMOS a força imposta sobre os nossos pés (ação) irá refletir sobre a resposta em toda nossa estrutura ascendente vertical (reação), melhor dizendo: nosso corpo!
Sendo assim,fica explícito que:

O nosso pé é uma estrutura anatômica complexa que visa transferir as forças verticais para uma BASE de apoio horizontal que deve:
FAZER A DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS DE FORMA ADEQUADA PARA A ESTRUTURA VERTICAL ASCENDENTE (nosso corpo)
entretanto, infelizmente, o não é o que vemos acontecendo comumente!

Nesse sentido,
ARCO LONGITUDINAL (arco plantar) faz uma função primordial para que:
aonde, o mesmo, deve possuir uma proporção adequada com o restante da estrutura do pé para que possa cumprir a sua função de:

O pé se torne flexível durante a descarga do nosso peso; sem sobrecargas em demais estruturas, assim, absorvendo as pressões impostas
O pé se torne rígido durante a realização de pressão; distribuindo forças no tripede de apoio para a transferência de forças adequadas para o restante de todo o corpo

MAS O QUE ISSO TEM A VER COM AS MINHAS DORES NO JOELHO?!
TUDO!

Imagine o seu corpo como uma “pirâmide” de palitos... você concorda comigo que, se você alterar 1 milímetro a área de contato de base dessa pirâmide, é bem provável que ela desabe?!?
É isso que acontece com o nosso corpo... entretanto, o mesmo não irá desabar!

Como dito anteriormente, alteracoes em nosso pé fará a “descarga” das pressões de forma equivocada, assim, DESENVOLVENDO PADRÕES COMPENSATÓRIOS E DISFUNCIONAIS sobrecarregando estruturas e, assim, proporcionando lesões.

Um pé com uma distribuição de força na base interna (patologia mais comum) propicia as “os problemas” mas comuns atualmente:
- Síndrome do estresse tibial (CANELITE)
- Dor patelofemoral
- Tendinopatia patelar crônica
- Lesão do Ligamento Cruzado Anterior
Salvo que isso ainda deva ser muito mais estudado, porém, existem fortíssimas evidências que correlacionam o nosso pé e a pisada com inúmeras lesões que podemos evitar cuidando, literalmente, da nossa :
BASE!

O NOSSO CORPO É UM TODO E NOS SOMOS UM SÓ...
Então, pra você que chegou até aqui e curtiu... vou deixar um CUIDADO IMPORTANTÍSSIMO COM NOSSO PÉ:
- liberar a nossa fáscia plantar que nos “aguenta” o dia todo, tadinha
Então, vamos ter um cuidado especial com ela?!?!

PASSE UMA BOLINHA RÍGIDA NA “SOLA” DOS PÉS TODOS OS DIAS POR 45s a 1min EM CADA PÉ POR 2-4x DISSOLVENDO OS NÓDULOS... VOU MOSTRAR NOS STORIES HOJE OU AMANHÃ (quanto maior a bolinha, mais fácil... quanto mais rígida e menor, mais difícil) !
Não só o seu pé irá mudar mas, lhe asseguro que, até a sua coluna irá se beneficiar. #ficaadica

Ana Etz